É muito fácil que as pessoas se desesperem, preocupadas com o que vão fazer com o seu negócio, como vão conseguir pagar as contas e, principalmente, se vai ser possível passar por essa fase turbulenta.
Como sabemos, muito além da nossa existência, o mundo já passou por diversas guerras, catástrofes de todos os tipos, sejam elas naturais ou não, além de outras epidemias. Sabe o que podemos tirar de tudo isso? A natureza humana é de superação.
Por isso, é muito importante ter clareza e consciência neste momento. Pode ser uma fase difícil, mas é necessário ser realista, pensar em como contornar as adversidades e, sobretudo, não deixar o pessimismo te levar para o caminho mais fácil.
Como superar a crise?
Sabemos que esses são momentos difíceis e que quase todos estão na mesma situação. Acredite, você não é o único que está passando por dificuldades, mas pode ser um dos poucos que já estão procurando por soluções.
1. Tenha um plano de negócios
Essa dica é importante para todos e não apenas para aqueles que se encontram em um momento difícil. Na verdade, esse é aquele tipo de dica essencial, que deveria estar presente dentro de qualquer negócio, muito antes de pensarem que um momento difícil pode surgir.
A partir do momento que a sua empresa possui um bom planejamento estratégico e um plano de negócios, é possível entender toda a situação, como a clínica se encontra financeiramente, quais são os gastos gerais dela e quais gastos você pode cortar — sem diminuir a qualidade do seu serviço — para que as contas fechem no final do mês.
2. Mantenha o foco
Nestes momentos de dificuldades, você poder acabar perdendo a vontade de fazer as coisas para sua clínica, desde o planejamento, como também colocar as pequenas ações em prática. Entretanto, é essencial ter foco!
Este é o momento de entender quais são os principais problemas do seu negócio e tentar encontrar as melhores maneiras de sair disso. Por exemplo, os profissionais da área da saúde devem se preocupar com os cuidados relacionados à biossegurança, assim como a higienização e desinfecção do local.
É essencial que a clínica ou consultório não apenas faça isso, mas que mostre e garanta aos seus pacientes que todos os cuidados necessários estão sendo tomados, uma vez que é a única maneira deles também se sentirem seguros.
3. Invista em marketing e publicidade
Quando falamos em mostrar algo aos seus pacientes, isso é uma estratégia de marketing e publicidade. Muito mais do que isso, na verdade, é a principal forma de comunicação entre o seu negócio e os seus clientes.
Todos nós já sabíamos da importância dos investimentos em marketing, principalmente no meio digital. Agora, esse momento veio como um lembrete ainda mais forte. Estar atualmente nas mídias digitais é uma das principais maneiras de se manter presente no dia a dia do seu cliente.
E a verdade é que isso pode ser fundamental para o seu negócio! Afinal, quando essa crise passar, é da sua clínica que ele vai se lembrar e não das outras que não estiveram presentes no momento que mais precisavam.
4. Enxergue o fim da crise
Por mais pessimista que o cenário pareça ser, toda crise tem um fim. Sabemos disso pelas últimas que vimos ao longo da história. Por isso, é importante pensar através de toda a crise e chegar ao seu fim.
Então, agora, onde o seu negócio está? Quais ações você está tomando para garantir que, ao fim da crise, a sua clínica seja a preferência dos pacientes? Mais do que isso, sabendo que esse é um momento de tensão para todos, quais medidas o seu consultório vai tomar para garantir que os pacientes continuem voltando?
Apesar de ser muito difícil pensar no futuro, é para lá que vamos e, portanto, é para lá que também temos que olhar. Todo o planejamento deve ser feito pensando em organizar as coisas do momento para que então possamos pensar nas estratégias após o fim da crise.
5. Diferencie-se
Já que você está olhando para o fim da crise, é o momento de pensar em quais maneiras você pode inovar para diferenciar-se dos demais. Isso pode ser muito difícil, uma vez que pensar em alternativas inovadoras é um desafio.
Esse é o momento de analisar outras empresas e negócios na área e entender o que eles fazem de diferente. A ideia nunca é copiar, mas inspirar-se nelas. Por exemplo, algumas clínicas podem oferecer diferentes tratamentos neste período pós-crise.
Talvez seja mais interessante, pensando no momento atual de todos os brasileiros, refletir sobre as diferentes formas de pagamento que os seus serviços podem ter. Afinal, não está fácil para ninguém, não é mesmo?
Por isso, a QuickCheck vem com a solução ideal para você. Nossa ferramenta oferece uma oportunidade inovadora para as clínicas. Através dela, é possível saber as condições de pagamento dos seus pacientes, ou seja, oferece a você a oportunidade de deixar o seu tratamento acessível, através de diferentes sugestões de parcelamentos, após análise automática de risco do paciente.
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