Para qualquer profissional da área da saúde, incluindo os dentistas, é de suma importância ter uma carteira de pacientes consistente e, para que isso seja possível, é importante também ter sempre novos pacientes em sua clínica.
Isso pode ser um desafio para muitos, principalmente quando consideramos que o mercado odontológico tem uma grande quantidade de profissionais. Por isso, você deve procurar se destacar entre os seus concorrentes, mostrando sempre as suas principais qualidades enquanto clínica e profissional e, é claro, procurando aprimorar os seus atendimentos.
Mas como conseguir isso? Cada vez mais, os pacientes procuram por um lugar em que eles se sintam confortáveis e, principalmente: bem atendidos. Essa pode ser a grande diferença entre você e o dentista ao lado. Veja como oferecer mais facilidades ao seu paciente!
Agendamento eficaz maximiza oportunidades
Enquanto antigamente só era possível agendar uma consulta passando na própria clínica ou por telefone, isso não é mais verdade. Cada vez mais, as clínicas devem investir em maneiras diferenciadas de agendamento. O que isso significa?
Pegar o telefone ou celular para ligar para algum lugar, apesar de ainda ser muito comum, já não é a primeira opção de muitas pessoas. Isso se dá tanto pela correria do dia a dia, como também por questões de praticidade.
Por isso, proporcionar agendamentos através do site ou do WhatsApp, em que é possível ter o contato direto com uma recepcionista, pode trazer mais facilidade ao paciente, além de possuir um registro escrito dessa etapa, o que evita as falhas de comunicação.
Além disso, é sempre importante que as recepcionistas ou secretárias criem o hábito de confirmar essas consultas. Isso serve tanto como um lembrete para o paciente, que por vezes acaba esquecendo de anotar os agendamentos, como também evita tempo ocioso do dentista.
Site otimizado e responsivo
Sabemos como a internet tem o poder de trazer novos pacientes para sua clínica. Isso significa que muitos deles vão acabar encontrando o seu consultório através das redes sociais ou até mesmo por uma pesquisa no Google. Por isso, a maneira que você apresenta a sua clínica e a sua imagem no mundo virtual é de extrema importância.
Essa é a importância em ter um site responsivo, ou seja, que esteja otimizado para ser acessado por celulares, uma vez que representa a maior quantidade de acessos. Além disso, é essencial que as informações mais importantes a respeito da clínica, dos profissionais e dos tratamentos disponibilizados estejam presentes nessas páginas.
Imagine que um paciente agende uma consulta de avaliação porque o seu objetivo é realizar implantes dentários. Considerado que ele vá à clínica e faça toda a consulta, mas chegando ao final você diz que não faz implantes ali, ele vai se sentir frustrado, não é mesmo? Sendo assim, é importante ter uma comunicação clara desde o início e mostrar no site todos os tratamentos que você atende.
Redes sociais
O mundo on-line é tão importante para a sua clínica quanto o off-line. Por isso, estar presente nas redes sociais pode fazer não apenas com que você seja encontrado, mas também é uma ferramenta importante para trazer mais credibilidade à sua clínica.
Além disso, as redes sociais atualmente também são fontes importantes para disponibilizar anúncios e patrocinar os seus posts, fazendo com que chegue às pessoas certas. O que isso significa?
Quando você vai criar um anúncio, é possível escolher as palavras-chave certas para que ele apareça para as pessoas que procuram por isso. Por exemplo, na Odontologia costuma-se utilizar os principais tratamentos e até mesmo a localidade da clínica. Além disso, é importante entender para quem este anúncio vai chegar.
Afinal, não adianta patrocinar um anúncio em território nacional, se a sua clínica está em apenas uma cidade do país. Isso porque você quer atrair as pessoas que podem ir até a sua clínica para fechar os tratamentos com você. Então, a questão de regionalidade é muito importante.
Ofereça atendimento humanizado
Os pacientes não querem chegar na sua clínica e ser tratado com indiferença, afinal, é da saúde deles que estamos falando. Por isso, promover atendimentos personalizados, que façam ele se sentir especial e valorizado é de extrema importância.
Isso significa que o bom atendimento vem desde o agendamento da consulta, passa pela recepção, lida com toda a equipe antes mesmo de chegar ao dentista. Toda a experiência dele deve ser positiva, para que ele sempre se sinta à vontade para retornar – e para indicar aos amigos e familiares.
Preparamos um conteúdo exclusivo em que falamos sobre a importância do atendimento personalizado, e propomos 5 dicas sobre como conseguir isso em sua clínica!