Quando um profissional da saúde monta o seu próprio consultório ou clínica odontológica, normalmente enfrenta alguns problemas e dificuldades. A maioria deles vem da falta de conhecimentos sobre a gestão, como viabilidade de modelos de negócio, quais os documentos necessários e até mesmo qual a modalidade de atendimento e tipo de clínica.
Essas são apenas algumas considerações e dúvidas iniciais, uma vez que, ao montar o seu consultório, você vai perceber que as incertezas não vão parar de aparecer — como ocorre também na maioria dos negócios.
Estando o consultório montado e pronto para o atendimento odontológico, outra questão emblemática que surge é como aumentar o fluxo de pacientes — algo importante, muitas vezes, também para clínicas que já estão no mercado há mais tempo, principalmente quando consideramos recessões econômicas e períodos pós-crises. Quer saber como aumentar o fluxo de pacientes em seu consultório? Confira!
1. Bom atendimento e fidelização
Você pode até se surpreender com isso, mas uma das reclamações mais frequentes dos pacientes sobre as suas consultas são sobre a falta de atenção que o profissional dedica a ele. Afinal, o que todos sempre buscam ao pagar por um produto ou serviço, principalmente quando falamos sobre a nossa saúde, é ser bem atendido.
Isso garante não apenas que o paciente saia satisfeito com o atendimento em seu consultório, mas que também decida realizar os tratamentos necessários ali, muitas vezes sem considerar os valores, uma vez que a confiança no profissional é mais importante.
Além disso, sabemos que a fidelização é um ponto essencial para todo negócio e para as clínicas de saúde em geral, mas também as odontológicas, torna-se essencial! Isso porque, através dos seus pacientes fidelizados, é possível conseguir outros, por conta das indicações que você e a sua clínica irão receber.
2. Capacite os seus colaboradores
Devemos sempre lembrar que o bom atendimento não ocorre apenas dentro do consultório. Pelo contrário, os pacientes devem ser bem recebidos e tratados por todos os funcionários, desde a recepção até os auxiliares e demais colaboradores, uma vez que a responsabilidade de oferecer um serviço de qualidade não deve recair apenas sobre o dentista.
A capacitação dos seus funcionários é essencial por isso. O grande objetivo destes treinamentos periódicos é assegurar uma maior competência para resolver questões e eventualidades que acabam ocorrendo em todas as clínicas.
3. Relacionamento com os pacientes
Estreitar o relacionamento com os seus pacientes é essencial para garantir uma coisa: que eles continuem voltando. Isso pode ser feito através das diferentes mídias sociais que podemos contar atualmente.
A verdade é que o mundo já se para o ambiente digital e, não estar presente ali, pode significar perder os seus pacientes para os concorrentes. Isso porque as redes sociais já se transformaram na maneira mais eficiente de manter o contato e relacionar-se com os seus pacientes.
É importante utilizar datas comemorativas como dia das mães, natal e ano novo para fortalecer o relacionamento entre vocês. Além disso, o envio de e-mail para os aniversariantes é uma maneira de estreitar essa relação e transformá-la em algo duradouro. Todas estas questões das redes sociais nos levam ao próximo ponto!
4. Invista em Marketing Odontológico
Como falamos, o mundo é digital. Por conta disso, apostas em estratégias de Marketing Odontológico pode ser o diferencial entre alavancar os procedimentos e tratamentos em sua clínica e aumentar o fluxo de pacientes.
Entretanto, é preciso atentar-se a alguns detalhes relacionados ao Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia. Ali, tem tudo explicado sobre o que pode e não pode ser feito quando estamos no meio digital e nas redes sociais. Vale muito a pena dar uma conferida!
5. Ofereça opções diferenciadas de pagamento
Por último, mas não menos importante, temos a oportunidade de oferecer aos seus pacientes opções diferenciadas de pagamento! Afinal, vivemos em um país onde o parcelamento já faz parte da nossa cultura. Por mais que os clientes queiram realizar os tratamentos por questões funcionais e estéticas, muitos bons pagadores acabam não tendo como, também pelo impacto no orçamento familiar.
Por isso, apresentar opções que sejam ajustadas para cada paciente é essencial para que você não apenas aumente o fluxo de pacientes em sua clínica — afinal, a probabilidade de receber mais indicações é grande — mas, principalmente, que você consiga fechar mais tratamentos!
Você pode estar se perguntando como isso é possível, sem aumentar o seu índice de inadimplência e sem optar pelos métodos tradicionais do parcelamento, como o cartão de crédito. A resposta está na QuickCheck! Somos uma empresa de inteligência financeira que oferece soluções para que você, dentista ou gestor de uma clínica odontológica, viabilize mais vendas !