Crises no Brasil e a retomada


Atualmente, conseguimos enxergar como o mundo capitalista já presenciou diversas crises durante a sua história e, em vários destes momentos, o Brasil não ficou de fora. Aqui, você pode conferir algumas das principais crises, assim como o impacto em nosso Produto Interno Bruto (PIB).

Este artigo tem a intenção de não ser apenas uma curiosidade, mas, principalmente, demonstrar que vivemos em um mundo de altos e baixos, de guerras e de paz, de crises e prosperidades.

Quando ocorreu a primeira crise no Brasil?

Pudemos identificar a primeira crise econômica brasileira logo quando nos tornamos Brasil, ou seja, no ano de nossa Independência, em 1822. Isso mostra como o histórico de crises vem de muito antes do que você imaginava, não é mesmo?

Ela ocorreu por conta da queda nas exportações de açúcar, fundamental para toda a economia da época. Por conta disso, o país teve que pedir empréstimos para a então potência, Inglaterra.

A seguir, confira uma tabela sobre as principais crises que já enfrentamos no Brasil nos últimos anos. Não se esqueça: passamos por todas elas. Também vamos passar por essa.

E o que aprendemos com isso?

Certa vez, escutei que, se fosse possível tirar todo o dinheiro das pessoas e depois entregássemos somente R$100 para cada uma, em duas semanas, teríamos pobres e ricos novamente.

Esse efeito, na prática, de fato acontece e percebemos isso ao longo da história. A cada período, o dinheiro vai trocando de mãos. Novos bilionários, milionários e empresas surgem e novos nomes ganham destaque. Outros, desaparecem. Isso acontece com ou sem crise.

Isso tudo serve para nos mostrar que as pessoas atentas aos sinais sairão na frente, fazendo com que tenhamos novos protagonistas. Ou seja, aproveite esse tempo para entender todos os cenários e começar a elaborar a sua estratégia. 

Essa crise vai passar, assim como todas as outras e, em breve, poderemos ver o gráfico do PIB brasileiro apontando para cima novamente.

WhatsApp whatsapp