A importância da fidelização dos seus pacientes


Uma das principais estratégias em uma clínica ou consultório odontológico deve ser como fidelizar os seus pacientes, uma vez que isso é fundamental para manter o seu lugar no mercado da saúde.

Isso porque o mercado odontológico, como sabemos, tem se tornado cada vez mais competitivo. Sendo assim, há uma necessidade cada vez maior, por parte dos pacientes, de qualificações dos profissionais e um atendimento de qualidade.

Quando falamos sobre saúde, essas questões são principalmente mais importantes. Afinal, é uma grande preocupação de todas as pessoas, que cada vez mais estão preocupadas em se manter saudáveis e, para isso, procuram profissionais de excelência.

Vantagens de fidelizar os seus clientes

Além de ser um passo fundamental para garantir o funcionamento da sua clínica, investir no processo de fidelização de clientes também ajuda a melhorar o seu relacionamento com o paciente. Sendo assim, quando este trabalho é bem feito, gera mais credibilidade, reconhecimento e gratidão.

Sabemos, também, que conquistar um novo paciente custa muito mais do que mantê-lo e fidelizá-lo. Da mesma maneira, este paciente fidelizado com certeza irá indicar a sua clínica para outros amigos e familiares, o que já aumenta a sua clientela. Isso é muito importante para manter o bom fluxo de pacientes em sua clínica.

Agora que você já entende a importância, vamos ver algumas dicas sobre como fidelizar o seu paciente!

1. Ambiente e conforto

Apesar do atendimento do profissional ser um dos componentes mais relevantes, como sabemos, a qualidade do ambiente físico pode influenciar diretamente na experiência do indivíduo em seu consultório, principalmente em relação às primeiras impressões. 

Por isso, é importante criar um ambiente, desde a recepção, sala de espera e também o consultório, que seja acolhedor e aconchegante. Isso faz  com que as pessoas se sintam bem, mesmo que estejam passando por momentos difíceis em relação à saúde, como uma maneira de minimizar as suas dores.

Além disso, uma das principais maneiras de garantir o conforto dos pacientes é não atrasando as consultas! Afinal, muitos pacientes ficam inquietos na sala de espera, pois consideram os tratamentos odontológicos um momento de dor. A ansiedade pode fazer com que tudo isso piore e a demora no atendimento pode fazer com que o paciente deixe de retornar à clínica.

2. Marketing Digital

O Marketing Digital na Odontologia já tomou conta de todo o mercado. Isso porque, cada vez mais, os profissionais e gestores de clínicas entendem a importância de estar nas redes sociais, criando conteúdos que sejam relevantes para o seu público, como uma maneira de fidelizá-los.

É isso mesmo! Uma das principais estratégias da fidelização de clientes é através das redes sociais. Além de gerar um engajamento e fazer com que as pessoas entrem nas suas redes e compartilhem os conteúdos interessantes, fazendo com que mais pessoas conheçam o seu trabalho, também gera mais autoridade à sua clínica, tornando-a uma referência.

3. Relacionamento pós-atendimento

Não é porque o paciente foi embora que você vai deixá-lo de lado, não é mesmo? O relacionamento pós-atendimento é fundamental para qualquer negócio. É através dele que o seu paciente se sentirá importante, tendo a real percepção de que suas sugestões são ouvidas e as suas visitas à clínica sempre bem-vindas.

Por isso, é essencial deixar um canal de comunicação aberto entre a clínica e o paciente, além de oferecer pesquisas de satisfação e de reclamações para que eles respondam — e, é claro, sempre tentar entender e responder à altura quando tiver alguma reclamação.

4. Oportunidades diferenciadas

Você já pensou em como as pessoas adoram ganhar prêmios ou vantagens, mesmo quando o assunto é saúde?  Pense nas diferentes empresas que apostam em programas de fidelização e valores diferenciados quando fecham um número maior de sessões para determinado procedimento.

Mas isso, qualquer empresa pode fazer, não é mesmo? É essencial que você pense em como se destacar, como ser diferente dos outros lugares que vendem o mesmo serviço que a sua clínica. 

Com a QuickCheck, você pode ir além! Imagine poder compreender o potencial de compra dos seus pacientes através de uma análise financeira feita pelo próprio sistema, ou até mesmo conseguir oferecer ao seu paciente um plano de parcelamento otimizado?

Essas soluções são ideais não apenas para a sua clínica, que pode fechar mais tratamentos, mas principalmente ao seu paciente, pois encontra a oportunidade de realizar os procedimentos que precisa, mas com parcelas que cabem dentro do seu bolso.

Já pensou poder oferecer isso a eles?