Parcelamento de Consulta

Conheça as melhores ferramentas de planejamento estratégico para a sua clínica

Antes de se tornar um profissional da saúde, você foi um empreendedor e, como tal, traçou os primeiros passos rumo à construção de uma carreira de sucesso. Mas você já parou para planejar estrategicamente as suas metas? Ainda não? Então, confira as seis maiores ferramentas do mercado para alavancar o seu negócio!

1. Missão, visão e valores

Investir recursos e medir resultados sem um planejamento prévio é uma tarefa desafiadora. Por isso, devemos definir – antes de mais nada – os princípios que vão nortear o nosso negócio e criar a nossa identidade. Desse modo, teremos como ponto de partida objetivos predefinidos capazes de atrair colaboradores e clientes, bem como dar início a algo inovador no mercado. Qual a missão da sua clínica?

2. Análise 360°

Você tem dificuldade de transformar ideias em uma realidade lucrativa? Com a ferramenta de análise 360° você pode visualizar os benefícios que serão oferecidos ao seu cliente, viabilizando um potencial de rentabilidade para a sua clínica. A análise de oportunidades prioriza as melhores ideias sem deixar de fora os aspectos internos e externos do seu negócio. Essa ferramenta é responsável por criar engajamento a partir do compromisso estabelecido no início da sua estratégia.

3. Análise SWOT

Já ouviu falar sobre a matriz SWOT? Essa é uma das principais ferramentas de planejamento estratégico da atualidade. Um plano de ação voltado para a redução de riscos e o aumento de oportunidades no mercado pode então ser traçado a partir da análise dos pontos fortes e fracos da clínica. Por exemplo, não ter um plano para o parcelamento do valor do tratamento para o paciente atualmente pode ser considerado um ponto fraco.

4. As cinco forças de Porter

Se você conhece bem os seus concorrentes, já deve ter parado para pensar em como essa análise pode ser vantajosa. No artigo “Miopia de marketing”, publicado na Harvard Business Review, Theodore Levitt aponta para uma falha: ferroviários do século XX não expandiram os seus negócios devido à falta de visão de mercado. Embora estivessem inseridos na indústria de transportes, só conseguiam se enxergar no mercado de ferrovias.
As cinco forças de Porter auxiliam na análise de diferenciais do seu negócio para que ele possa concorrer de forma equilibrada no mercado.

5. Matriz BCG

A matriz BCG nada mais é do que uma ferramenta de análise periódica dos serviços mais rentáveis que busca ampliar melhorias com menos esforço de manutenção. Assim, torna-se útil para empreendedores que desejam montar planos estratégicos e gerir o seu negócio com base no engajamento de clientes. Entretanto, se você ainda está na fase inicial do seu negócio (startup), essa não é a ferramenta mais indicada, já que ela precisa de informações reais do funcionamento da sua clínica ou consultório para traçar uma estratégia.

6. Definição de metas

De fato, definir metas é um dos maiores desafios do processo de gestão. Assim, para que os esforços de crescimento não se frustrem no meio do caminho é fundamental que eles estejam alinhados à estratégia de negócio.

A plataforma QuickCheck  pode ajudar você a ter um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes. Com ela você pode fazer uma análise do poder de compra do seu paciente e sugerir um plano de parcelamento personalizado que cabe no bolso do seu paciente.

 

 

Fonte
http://www.sebrae.com.br

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