Parcelamento de Consulta

Rentabilidade e lucratividade: qual a diferença?

Em muitos consultórios médicos ou odontológicos reina a mesma dúvida: essa porcentagem é a minha lucratividade ou rentabilidade? Não é raro que estes termos sejam citados como sinônimos, no entanto é preciso elucidá-los para que não haja confusão no momento em que for organizar as finanças do seu negócio.

Ensinaremos as diferenças entre os termos e como calculá-los. Confira o blog:

Lucratividade:

Podemos definir lucro como a receita de vendas menos as despesas e os custos, tributos e deduções. A receita é o valor que entra ao vender os seus serviços. Parte desse valor deve ser atribuída ao pagamento das despesas da sua clínica ou consultório, como, por exemplo: aluguel, luz, funcionários, telefone, etc. Um custo fixo em que a parcela de lucro reservada para ele é denominada margem de contribuição. O lucro líquido é o valor que sobra da receita líquida quando se retira as despesas fixas. O lucro líquido é fator fundamental para o cálculo da lucratividade.

Lucratividade = (lucro líquido/receita bruta) x 100

Rentabilidade:

A rentabilidade é um indicador preciso para guiar a sua decisão em investir ou não. Ela demostra se é vantajosa uma aplicação financeira que tenha uma taxa melhor de retorno do investimento. Assim como realizado no cálculo da lucratividade, o lucro líquido de um período deve ser utilizado como base. Entretanto, não se deve levar em consideração, para o cálculo, a receita bruta, mas sim o investimento (valor utilizado para a estruturação clínica), da seguinte maneira:

Rentabilidade = (lucro líquido/ investimentos) x 100

Os cálculos de rentabilidade e lucratividade são mais do que essenciais para a organização financeira da sua clínica. Saber levantar os seus lucros, margem de contribuição, faturamento bruto, lucro líquido, despesas fixas e variáveis é fundamental para que o cálculo de lucratividade e rentabilidade seja feito com assertividade.

Quer saber como melhorar a rentabilidade e lucratividade da sua clínica? Comece sabendo que com o parcelamento você pode tornar o seu tratamento acessível para muito mais pacientes. A Quick Check é uma plataforma pensada para fazer sugestões personalizadas de parcelamento para que fique bom para o paciente e traga lucro para você!

Como funciona a Quick Check? Confira

Fonte: https://www.srsite.com.br/single-post/Como-calcular-a-lucratividade-e-a-rentabilidade-da-sua-clinica

QuickCheck Logo

QUICKCHECK SOLUTIONS © 2017 - Todos os direitos reservados.
DoaComm Logo