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Benefícios do tráfego orgânico no marketing digital

O desejo de todo empreendedor é conquistar clientes e potencializar resultados. Com o desenvolvimento do marketing digital, as possibilidades para atingir esses objetivos aumentaram.

Uma das bases da estratégia no marketing digital é criar um fluxo contínuo e crescente de tráfego para a sua página virtual, que pode ser um site ou blog. Por exemplo: se uma pessoa busca “lentes de contato” no buscador e o link para a sua página aparece entre as primeiras posições, há grandes chances de essa pessoa acessar o seu site. Isso pode ocorrer de forma paga ou orgânica.

Marketing digital e tráfego pago

O tráfego pago permite publicar anúncios na internet com palavras-chaves que devem ser conexas com as buscas que o seu público alvo faz. Paga-se, então, pelo número de acessos. Quanto mais anúncios ativos, maiores serão as chances de gerar público. Entretanto, não basta gerar tráfego, é preciso ter claramente definido qual é o tipo ou perfil de pessoas que você deseja atrair para o seu site ou blog. Se você não conhecer o seu cliente, dificilmente a sua campanha de tráfego pago terá resultados satisfatórios.

Benefícios do tráfego orgânico no mundo digital

Outra forma possível de gerar visitas para um site é a forma orgânica, cujo principal benefício é não gastar nada por isso! Mas, para que isso ocorra é preciso utilizar o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas que otimiza o seu site para exibição nos principais mecanismos de busca e que, quando bem feito, permite chegar às primeiras posições no ranking de pesquisas de mecanismos de buscas como o Google. Com isso, o aumento da visibilidade nas redes permite que outras pessoas se interessem pelos tratamentos oferecidos e mais, que se sintam seguras em realizá-los. Para que isso ocorra, destacamos duas condições fundamentais na sua estratégia digital:

  1. A) Relevância: a sua página precisa ter conteúdo relevante e relacionado com as palavras que as pessoas buscam para tornar-se especial, útil e digna da atenção do seu cliente.
  2. B) Foco no seu público: como dito anteriormente, o sucesso no marketing requer um entendimento profundo de quem é o seu cliente, suas necessidades e hábitos de compra para que você consiga criar conteúdos interessantes e relevantes.

Dentre os benefícios do tráfego orgânico, podemos destacar:

  1. Custo-benefício

O tráfego orgânico não requer compra de mídia ou anúncios, o que diminui o custo de geração de tráfego e o custo por aquisição de clientes. Em outras palavras, é o melhor custo-benefício possível quando você só leva em consideração o custo de mídia. É importante lembrar que a criação de conteúdo de qualidade costuma ter um investimento que precisa ser levado em consideração, como, por exemplo, a criação de textos, a produção de fotos e vídeos, etc.

  1. Escalabilidade

Embora empresas alcancem maior visibilidade por meio de anúncios, eles não são escaláveis, isto é, ao diminuir os investimentos em tráfego pago, o número de visitas à sua página será reduzido. Em contrapartida, o tráfego orgânico oferece menor custo indireto à medida que mais acessos são obtidos de forma espontânea.

  1. Relevância

Quando anúncios são financiados, mecanismos de busca os apresentam como materiais publicitários pagos. Os usuários, por sua vez, ao perceberem que o intuito daquele anúncio é vender algo passam a não acreditar em sua credibilidade. Assim, o resultado orgânico é tido como mais relevante.

  1. Duração

A duração dos resultados do tráfego orgânico não tem prazo de validade, pois um único blog pode gerar o interesse pelo assunto contido ali por muito tempo.

  1. Construção de relacionamento

Embora a estratégia paga seja eficiente para a atração imediata de clientes, construir relacionamentos permite atingir a fidelização. O tráfego orgânico possibilita acompanhar a jornada de adesão do cliente.

Segundo uma pesquisa recente divulgada pela Rock Content, estar presente nas redes sociais é uma estratégia de comunicação imprescindível. Por volta de 92% das empresas brasileiras estão conectadas no Instagram, Facebook, Pinterest e/ou LinkedIn com a finalidade de se aproximar do seu público-alvo. De acordo com o eMarketer, o número de usuários nas redes já ultrapassa 45% de toda a população do país (dados de 2016). Desse modo, produzir conteúdos em âmbito digital é uma maneira de aumentar a visibilidade do seu negócio perante a concorrência.

Hoje em dia, estabelecer um planejamento estratégico digital é imprescindível para o sucesso do seu empreendimento, assim, aprofunde-se mais no assunto, elabore um plano e o coloque em prática.

Com o marketing digital, você poderá aumentar a visibilidade do seu negócio na internet com o objetivo de transformar seguidores em consumidores. Então, uma estratégia completa deve também contemplar formas de encantar e fidelizar o paciente.

Confira dicas para diminuir a taxa de desistência na hora da apresentação dos valores ao paciente. Acesse http://materiais.quickcheck.com.br/taxa-desistencia

Fontes:

https://rockcontent.com/blog/o-que-e-trafego-organico/

https://exame.abril.com.br/negocios/dino/crescimento-de-usuarios-e-empresas-nas-midias-sociais-reforca-necessidade-de-planejamento/

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